A agilidade na tomada de decisão é uma das mais importantes habilidades do futuro Continue lendo esse texto para entender a importância de tomar decisões ágeis na Era do Caos, nosso momento atual.
Existe uma frase que diz “a gente muda na velocidade que o mundo a nossa volta muda”.
Considero essa afirmação parcialmente verdade. De fato, mudamos na velocidade do mundo, mas apenas se tivermos agilidade na tomada de decisão. Se ficarmos esperando a vida acontecer e o mundo voltar ao 'normal', ficamos parados no mesmo lugar.
Na Era do Caos que vivemos, o mundo muda mil vezes ao dia. Claro que esse número não é exato, mas é essa a sensação que temos quando nos deparamos com as notícias.
Passamos de um mundo 'pacífico' para um mundo em guerra em questão de horas. De seres livres para presos dentro de nossas próprias casas. De reuniões presenciais com roupas sociais para encontros virtuais com pijamas escondidos por baixo de camisas.
Com tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo, é impossível não se questionar: como tomar decisões inteligentes que se adaptem a tantos cenários incertos? Como se manter um profissional atualizado em meio ao caos?
Para navegar por essas mudanças, é preciso colocar em prática uma das habilidades que tanto menciono no meu livro: a agilidade na tomada de decisão. Falaremos mais sobre essa importante competência no post de hoje.
O que é Agilidade?
Considero agilidade como a habilidade que uma empresa, um líder tem em dar respostas rápidas diante de um desafio ou problema, preservando ou, até mesmo, aumentando as oportunidades no cenário em que está inserido.
O tema “agilidade na tomada de decisões” era um assunto que já vinha ganhando espaço em nossas vidas, principalmente com o avanço tecnológico, economias cada vez mais globalizadas e clientes ainda mais exigentes.
No entanto, com a chegada da pandemia, o tema ganhou uma importância ainda maior. Um exemplo claro dessa transição é a maneira como as restrições sanitárias mudaram o jeito como nos relacionamos e até o próprio consumo em escala mundial.
Prova disso está no estudo "Realidade e percepções da alta liderança frente à crise", divulgado no começo de 2021, realizado pela Fundação Dom Cabral em parceria com o PageGroup. A pesquisa mostra que quase 67% dos gestores de empresas ouvidos estão tomando decisões em um ritmo mais rápido do que antes da pandemia.
Por que desenvolver a agilidade na tomada de decisão?
Vamos voltar num tempo não tão distante, no início da pandemia, em 2020. De uma hora para a outra, a maioria de nós precisou se adaptar a diversos cenários que pareciam uma realidade para um futuro não tão próximo.
Aprendemos a trabalhar à distância e de forma virtual. O tal do home office, que parecia um sonho ou "coisa de startup", entrou em campo. As reuniões presenciais viraram janelinhas com a cara de colegas de trabalho.
Foi necessário adotar novas tecnologias e recursos que buscassem não só lidar com essa nova rotina e modo de trabalho, mas também criar estratégias dinâmicas o suficiente para sobreviver a uma economia instável.
Neste cenário incerto, os mais bem-sucedidos e prontos foram aqueles que souberam arriscar e, principalmente, os que arriscaram com rapidez. No entanto, também vale ressaltar a coragem dos que agiram sem sequer saber o que deveria ser feito.
Não é à toa que no meu livro, "Domador de Rinocerontes", estabeleço a agilidade na tomada de decisão como uma das 5 habilidades do profissional do futuro.
Isso porque, na Era do Caos, atual momento em que vivemos, repleto de desafios inesperados e cada vez mais complexos, a capacidade de ação e reação com rapidez é fundamental para a sustentabilidade de empresas e lideranças.
4 dicas para tomar decisões mais ágeis no dia a dia
Antes de continuar, quero ressaltar que agilidade na tomada de decisões não significa agir por impulso, mas sim, saber realizar leituras rápidas do ambiente atual, criar cenários novos, se permitir erros calculados e estar ainda mais atento às oportunidades.
Abaixo, compartilho algumas dicas para o líder do futuro, o Domador de Rinocerontes, buscar cada vez mais a tomada de decisões ágeis:
Identifique e nomeie os problemas: antes sair correndo atrás de soluções, busque identificar o que está impactando seu negócio ou liderança;
Se guie por dados, informações e conhecimento: reúna dados e faça todas as interpretações possíveis que permitam a melhor leitura do ambiente onde o problema está inserido. Aprenda a enxergar tendências e transforme essas análises em conhecimento para nortear a tomada de decisão - mas importante: não se limite a isso e nem deixe de agir, porque na maioria das vezes, você não terá informações suficientes e/ou fáceis de achar;
Saiba delegar: distribua funções operacionais e de baixo valor estratégico para poder focar seu tempo nas análises e leituras dos cenários;
Teste, teste e mais teste: perca o medo de errar e valide com as partes envolvidas as estratégias definidas para receber feedbacks. Se preciso, faça os ajustes necessários.
Conclusão
Para concluir, é importante ressaltar que as empresas e líderes que se adaptam à agilidade na tomada de decisões, sem abrir mão da qualidade, tanto de serviço e produto, quanto da liderança, conseguem desenvolver uma das cinco habilidades do futuro.
Desenvolver esse pensamento ágil para tomar decisões junto à criatividade, distanciamento, foco nas soluções, adaptabilidade/flexibilidade é fundamental para o sucesso do seu próximo movimento de vida como Domador de Rinocerontes.
A agilidade é imprescindível para superar crises e cenários caóticos, além de permitir encarar as adversidades da Era do Caos, ganhando assim a vantagem competitiva e de liderança frente a momentos de crise e instabilidade.
Quer se tornar um profissional do futuro com a mentalidade focada nas soluções? Conheça meu livro, Domador de Rinocerontes. Para garantir sua cópia, basta acessar o link.
Comments