top of page
Foto do escritorAndréia Loures-Vale

Como usar a criatividade na Era do Caos

Atualizado: 24 de ago. de 2023

A criatividade é uma das habilidades fundamentais para os profissionais do futuro que desejam sobreviver e ter êxito em suas carreiras. Continue lendo para entender mais sobre essa importante habilidade!




A criatividade não é um dom. Clichê, eu sei, mas é verdade.


Diferente do que pensam, você não nasce criativo. A criatividade é uma habilidade que pode e deve ser aprimorada diariamente. Mais do que isso, essa competência se tornou fundamental e indispensável no contexto da Era do Caos que estamos vivendo.


Em um período em que enfrentamos problemas cada vez mais complexos e inesperados, as soluções criativas (e ágeis) deixam de ser diferenciais competitivos, tornando-se praticamente obrigatórias.


Por essa razão, eu considero a criatividade como uma das 5 habilidades fundamentais para o profissional do futuro, para o real Domador de Rinocerontes. Falarei em mais detalhes sobre ela nesse post.


O que é Criatividade?


Para você entender um pouco sua importância, vamos começar pela origem do termo criatividade. A palavra vem do latim creatus, que significa criar.


Para alguns dicionários, ela é definida como "a qualidade ou característica de quem é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar", ou a "capacidade criadora, engenho, inventividade; capacidade que tem um falante nativo de criar e compreender um número ilimitado de sentenças em sua língua."


Lendo esses dois significados, seria correto afirmar que a criatividade é simplesmente a capacidade que uma pessoa tem de criar, certo? Errado!


Não devemos limitar apenas à definição de criar de algo, pois o processo criativo também pode reinventar ou aperfeiçoar ideias que já existem.


Por que a criatividade é uma habilidade do futuro?


A criatividade é o ponto de partida para a inovação. O pensamento criativo vem sendo aplicado na resolução de problemas, melhoria de processos e no desenvolvimento de serviços e produtos há décadas.


Em um cenário que muda praticamente todos os dias, a criatividade se tornou essencial para a sobrevivência e o sucesso de negócios e lideranças. Além disso, essa habilidade do futuro está sendo cada vez mais procurada nos profissionais.


Segundo a pesquisa The Future of Jobs de 2018, do Fórum Econômico Mundial, a criatividade é uma das 10 habilidades profissionais mais valorizadas pelas grandes corporações até 2022. Ouso dizer que sua importância não vai parar por aqui.


A importância da criatividade para a sua vida profissional


Primeiro, vamos entender que ser criativo não é ser mirabolante no processo de criação, mas sim, conseguir usar com eficiência todos os recursos disponíveis para criar uma resposta única a um problema.


Quando me refiro à criatividade como um recurso para gerenciar os desafios da Era do Caos, não me limito apenas ao comportamento individual. Esse conceito engloba a cultura de disrupção que impacta ambientes, processos e valores, tanto pessoais quanto organizacionais.


Agora, atenção para não confundir criatividade com inovação! Apesar de serem conceitos parecidos, o profissional do futuro entende que estas são habilidades diferentes e complementares.


A criatividade é vista como o pensar de forma inventiva para chegar a novas soluções, enquanto a inovação é a implementação, o colocar em prática as soluções criativas. Uma depende da outra para acontecer.


5 conselhos para ser um profissional mais criativo


Quer se tornar um profissional mais criativo, um verdadeiro Domador de Rinocerontes?


Separei alguns conselhos abaixo para você colocar em prática diariamente, afinal, a criatividade é como um músculo e precisa ser exercitada com frequência. Veja só:


1. Cultive a curiosidade

Seja curioso. Você precisa ter visões, conhecer coisas e pessoas diferentes. Ao mesmo tempo, precisa exercitar e analisar aquilo que você viu de diferente. Se só observar algo e dizer "nossa, legal", não vai adiantar muito.

Pare e analise. Certo, mas o que é diferente nisso e do quê? O que essa pessoa fez para chegar ali? O que essa cultura tem de diferente e como eu posso usar isso no meu meio?

Sempre tente observar o que você tira de determinada situação. Se não faz essa leitura do mundo e coloca isso no seu dia a dia, não serve de nada.


2. Conheça pessoas e realidades diferentes da sua

Conheça pessoas que tenham culturas, realidades, experiências e vivências diferentes da sua. Estamos vivendo em um contexto que muda com muita velocidade e como não vamos ter todas as experiências, precisamos conhecer a vivência dos outros.


Ter essa perspectiva de outras pessoas e realidades é fundamental para se tornar um profissional mais criativo. Como estamos todos conectados, é ainda mais fácil estar em contato com diversas culturas e pontos de vista sem sair de casa.


3. Perca o medo de assumir riscos ou cometer erros

Seja menos crítico consigo mesmo e com aqueles que estão ao seu redor. Aprenda a enxergar o erro como algo natural e fonte inesgotável de lições aprendidas na busca de soluções únicas e criativas.


4. Abra mão do velho "bom ou ruim" para não inibir o processo criativo

Não existe certo ou errado quando falamos de criatividade. Existe o que funciona ou não para determinada situação, mas pode ser útil para solucionar outro problema.

Dito isso, esteja disposto a aprender a desaprender. Entenda que a sua verdade não é única, que a sua máxima, aquilo tudo que você enxerga como certo, de repente, já não é mais certo nem para você, que dirá para os outros.

Quando você desaprende algo e se dispõe a aprender sobre coisas diferentes, amplia a sua capacidade de ter uma criatividade real.


5. Anote sempre suas ideias

Nunca, jamais, confie apenas na sua memória. Somos bombardeados com novas informações diariamente e confiar no nosso cérebro para armazenar tudo pode ser um grande tiro no pé.


Tenha um caderno ou bloco de notas no celular reservado apenas para suas ideias. Não deixei de anotar qualquer coisa que pode se transformar em uma solução valiosa ou insight interessante para discutir e trabalhar melhor depois.



Conclusão


O profissional do futuro, o real Domador de Rinocerontes, precisa ser criativo para sobreviver e se destacar na Era do Caos.


Pense na criatividade com uma atividade física: quanto mais e melhor você se dedicar a ela, mais fácil será sua prática e melhores serão os resultados atingidos.


Desenvolver e aprimorar a criatividade diariamente junto as demais habilidades do futuro é fundamental para o sucesso do seu próximo movimento de vida.


Para recapitular, aqui vão 5 conselhos para você exercitar diariamente a criatividade na busca de soluções diante do caos:

  • Cultive a curiosidade;

  • Conheça pessoas e realidades diferentes da sua;

  • Perca o medo de assumir riscos ou de cometer erros;

  • Abra mão do velho "bom" ou "ruim"para não inibir o processo criativo;

  • Sempre anote suas ideias.

Quer se tornar um profissional do futuro mais criativo? Conheça meu livro, Domador de Rinocerontes. Para garantir sua cópia, basta acessar o link.


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page