Não seja resiliente
- Andréia Loures-Vale
- 31 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de ago. de 2023
Se você já ouviu que precisa ser resiliente e praticar a resiliência, trago notícias: estão mentindo para você, fuja disso. Continue lendo para entender o porquê.

Talvez a gente não se conheça, mas tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, talvez o mais decisivo e transformador, você ouviu um discurso sobre a importância da resiliência e de ser resiliente.
Acertei, não é? Se sim, quero te fazer um pedido: esqueça TUDO o que te disseram sobre resiliência e ser resiliente.
Sim, eu sei que parece loucura, mas mentiram para você. Não falo isso da boca para fora, então fica comigo e continue lendo esse texto que você vai entender.
Afinal, qual o significado de resiliência?
Resiliência, segundo o dicionário, significa “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”.
“Retornar à forma original”, esse é o ponto mais importante quando falamos dessa palavra. Quero te mostrar na prática porque sou contra essa ideia de que os seres humanos precisam ser resilientes.
Imagina que você derruba um vaso no chão e quebra. Por sorte, você consegue colar os cacos que juntou. Me diga: esse vaso será o mesmo de antes ou apenas uma versão deformada do original?
Uma versão deformada ou consertada, certo? O vaso não retorna a sua forma original porque a queda o transformou.
Imagine alguma situação transformadora que você viveu, seja na vida profissional, como uma promoção ou demissão, ou na pessoal, como o nascimento de um filho ou a perda de alguém querido.
Você consegue voltar ao que era antes dessas mudanças ou existe uma versão anterior e posterior a essas situações? É a mesma pessoa após o nascimento de um filho ou se transforma para sempre? Será a mesma pessoa no novo cargo ou terá uma postura diferente perante aos novos desafios e responsabilidades?
Imagino que entendeu o raciocínio, então te pergunto: como podemos ser resilientes sendo que todas as situações que vivemos, por menores que possam parecer, nos transformam, nos fazem mudar, reinventar, aprender, crescer, adaptar?
Não existe resiliência na era do caos
Não existe resiliência na era do caos que estamos vivendo. O mundo como conhecemos está passando por grandes mudanças o tempo inteiro.
Nosso entorno está em constante evolução e transição, nos afetando e fazendo com que a gente mude também, de mentalidade, prioridades, identidade, modelo de trabalho, sonhos, objetivos.
Enquanto o exterior muda, nosso interior acompanha.
Pessoas que antes sonhavam com carreiras duradouras em grandes empresas, hoje almejam novos desafios. O trabalho, sempre restrito às quatro paredes dos escritórios, agora pode ser feito da beira da praia, acompanhado de uma água de coco geladinha.
Por isso, esqueça a resiliência porque ela não vai te ajudar na era que estamos vivendo. Busque desenvolver adaptabilidade, criatividade, agilidade, persistência, perspectiva.
São essas as habilidades que farão você superar qualquer desafio na era do caos e conquistar espaço na sua nova carreira ou momento de vida que está buscando.
Quando te aconselham a ser resiliente, na verdade, estão dizendo “volte ao que era antes, não se transforme, não evolua” e todos sabemos que o progresso e a mudança estão na transformação, no crescimento.
Não tente voltar ao que era antes, ao seu estado original. Primeiro, porque não vai conseguir e segundo, porque você não vai evoluir.
Aprenda com as situações, se adapte e entenda que mudar é fundamental para sua evolução enquanto pessoa e profissional. Ninguém cresce ficando parado no mesmo lugar.
Comments