Visão do Todo e Distanciamento: Como desenvolver essa habilidade do futuro?
- Andréia Loures-Vale
- 2 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de ago. de 2023
Praticar o distanciamento para obter uma visão do todo de um problema pode ser a solução que você precisa solucioná-lo. Continue lendo para entender o porquê.

No passado, praticar a visão do todo e distanciamento na sua carreira e revisitá-lo após alguns anos era o suficiente. Numa época não tão distante, as coisas não mudavam com tanta velocidade e os anos eram bons e eficazes medidores de tempo.
Na Era do Caos que vivemos, todos os dias — às vezes mais de uma vez por dia —, precisamos nos distanciar e reavaliar todo o cenário. A partir daí, nos questionar se o que está sendo feito ainda faz sentido e/ou nos traz resultados.
Essa é a grande premissa do caos: tudo pode mudar o tempo inteiro. Para navegar por essa era, é preciso colocar em prática uma das habilidades que tanto menciono na minha obra: a visão do todo ou distanciamento, como você preferir chamar.
Inclusive, essa é uma das 5 habilidades que considero fundamentais para o profissional do futuro que deseja sobreviver e se destacar na Era do Caos, o Domador de Rinocerontes. Vamos falar sobre isso com mais detalhes nesse post.
Certo, mas o que significa Visão do Todo?
Por mais que esse termo "visão do todo" pareça auto explicativo, quero reforçar o conceito para não ficar dúvidas do que estou dizendo.
Em resumo, a visão ampla significa ser capaz de enxergar e compreender o macro por meio da análise individual das partes. É a habilidade que permite enxergar de forma completa um cenário, uma empresa, um problema, uma época, etc.
Como comentei em um texto no LinkedIn, o distanciamento permite uma visão imediata do todo, fundamental para tomadas de decisão, tanto racionais quanto intuitivas, e foi justamente esse passo para trás que garantiu que o livro voltasse aos trilhos.
Por que desenvolver e aplicar a Visão do Todo?
Quando desenvolvemos e aplicamos a visão do todo, criamos oportunidades de explorar ao máximo nossos potenciais e diferentes cenários e soluções que não conseguiríamos, estando no meio da situação.
Além disso, a vista panorâmica nos oferece recursos para realizar adaptações rápidas e efetivas, além de identificar e corrigir erros, melhorando a nossa tomada de decisão.
Na prática, a visão do todo pode ser exercitada através do distanciamento que pode ser físico e/ou emocional.
Veja um exemplo: sabe quando uma pessoa próxima tem um problema e não acha uma solução, mas você vê com clareza algumas saídas possíveis?
Isso acontece exatamente pelo seu distanciamento do problema porque, por não estar tão próxima ou envolvida emocionalmente na situação, consegue fugir do olhar limitado de quem está bem no centro do furacão e enxergar diferentes oportunidades.
Como desenvolver essa habilidade do futuro no dia a dia?
Para o líder do futuro, o Domador de Rinocerontes, a visão do todo cria um cenário em que a capacidade de atingir resultados consistentes é potencializada e permite enxergar diversas possibilidades e elaborar cenários diferentes.
Com essa habilidade afiada, o gestor tem um arsenal de recursos para identificar seu papel com clareza e desempenhar suas atividades com eficácia e eficiência, alcançando de forma assertiva metas e objetivos.
Por isso considero tão importante treinar esse movimento de distanciar-se, estabelecer uma visão instantânea do todo e, então, tomar uma decisão ágil.
As pessoas que treinam esta percepção do todo em suas tomadas de decisões intuitivas, por exemplo, aumentam os seus índices de acerto.
Abaixo, compartilho 3 dicas para você desenvolver sua visão do todo no dia a dia:
Revisite seus sonhos e objetivos anteriores e pergunte-se se ainda fazem sentido com o seu eu de agora e a pessoa que você deseja se tornar;
Conheça, converse e troque ideias com pessoas que tenham realidades, culturas, experiências diferentes da sua. Isso é fundamental para qualquer profissional que queira estar no mundo de hoje;
Pratique e exercite o autoconhecimento diariamente. Entenda que você pode mudar de ideia e de foco sem sentir culpa por isso. Nossos sonhos e objetivos evoluem na medida que nós também evoluímos.
Conclusão
Praticar a visão do todo é um desafio, pois aprendemos a ter uma visão fragmentada do conhecimento, principalmente por conta da nossa educação tradicional e linear.
Felizmente, assim como todas as habilidades do futuro, trata-se de uma competência que pode e deve ser desenvolvida e exercitada diariamente. Me diga: já se exercitou hoje?
Gostou? Para continuar recebendo meus conteúdos, me acompanhe e se conecte no Instagram e no LinkedIn.
Komentar